top of page

Covid 19 e impactos na construção civil

Estamos vivendo um cenário inusitado em todo o mundo com a pandemia do corona vírus e neste post vamos discorrer sobre está situação, expondo os possíveis impactos no andamento das obras e oportunidades de transformação que serão geradas durante e após este momento delicado.


Quando estamos planejando a execução de uma obra, na etapa de elaboração do plano de gerenciamento do projeto, precisamos estimar os riscos envolvidos que podem impactar o custo, prazo, escopo e qualidade do empreendimento.


Com o intuito de mapear todos os riscos, consultamos fornecedores, especialistas, patrocinadores e diversas partes interessadas para contribuir com informações relevantes que enriquecerão a matriz de riscos, a fim de mitigar situações ameaçadoras.


Estas situações ameaçadoras são comuns na maioria das obras, como o atraso de entregas por parte de fornecedores, precipitação elevada em determinadas épocas do ano, inflação de materiais e serviços, flutuações cambiais, falhas nos desenhos construtivos, acidentes de trabalho, greves, entre outros. Tudo isso nos leva a refletir, de como é difícil prever todos os imprevistos no planejamento de uma obra e acredito que não exista nenhum planejador que tenha colocado uma pandemia na sua matriz de riscos.


E agora com está situação inédita no mundo, que pegou todos os construtores e gerenciadores de surpresa, precisamos prever os impactos que serão causados na cadeia produtiva, prevenir a saúde dos colaboradores e saber comunicar todas as partes interessadas sobre os planos de ações que serão colocados em prática.


Antes de mais nada, é de grande importância, criar um comitê para a gestão da crise, formado pelo corpo diretivo e técnico da organização, sendo realizadas reuniões periódicas onde serão apresentadas as soluções que todos possam opinar e encontrarem um ponto ótimo para as tomadas de decisões.


Também é de suma importância distribuir informativos de prevenção nos canteiros e reforçar a higiene e equipamentos de proteção. O dimensionamento das equipes devem ser revisados, evitando aglomerações nas frentes de trabalho.


Diante deste cenário, elenco abaixo possíveis situações que podem impactar diretamente o contrato e gerar mudanças:

· Paralisação da obra, por opção do construtor;

· Paralisação da obra, por solicitação do cliente;

· Paralisação da obra, por decretos governamentais;

· Absenteísmo;

· Falta de fornecimento de insumos, materiais e equipamentos;

· Falta de transporte;


No caso da primeira opção em paralisar a obra por conta da contratada, esta medida deve ser tomada em conjunto com a contratante, expondo a situação e critérios que levaram a está decisão. Também deve ser apresentado um plano de recuperação posterior. Saliento que está decisão pode impactar negativamente a imagem da contratada, pois transparece falta de comprometimento, por isso evidencie todas as situações, anexe comunicados e relate a contratante detalhadamente todas as frentes de trabalho que serão impactadas.


Em qualquer uma das outras duas situações de paralisação, a primeira ação a ser tomada é gerar um registro fotográfico, evidenciando como a obra está sendo deixada, além de elaborar inventários de estoque de materiais e criar medidas mitigatórias contra roubos e furtos, tais como instalação de câmeras e contratação de vigilância patrimonial.

Nesta situação também deve ser apresentado um plano de recuperação futuro, além de ser possível uma reavaliação contratual e revisão do cronograma físico-financeiro em conjunto com o patrocinador do projeto.


Estas situações de paralisação geram disponibilidades de recursos humanos, nos quais podem ser remanejados temporariamente para outros contratos, evitando desligamentos e ônus trabalhistas para o construtor, por isso é necessário mapear os colaboradores e redistribuir nos demais projetos.

No caso de absenteísmo, devido a pessoas que compõe o grupo de risco ou até mesmo por infectados que devem permanecer isolados, é inevitável a situação de redução de produtividade, o que pode ocasionar postergação de prazos. Uma forma de mitigar está situação é solicitar a ajuda de parceiros e terceiros para repor os recursos que estão afastados.


Diante da situação de problemas com fornecimento de materiais, sugiro buscar alternativas no mercado com outros fornecedores, no caso de materiais básicos e com disponibilidades em prateleiras. Tratando-se de itens sob medida ou equipamentos específicos, peça que o fornecedor formalize a situação e repasse ao contratante o que está ocorrendo e novamente caímos na avaliação dos impactos de prazos e mão de obra parada.


Havendo falta de transporte, a maneira mais eficaz é fornecer transporte particular para os colaboradores, evitando os transtornos que já conhecemos.


Realmente este é um cenário muito atípico e que a nossa geração jamais pensaria que iria viver, temos que conduzir a situação com muita seriedade e intensificar a comunicação e dialogo entre todos, reavaliando o planejamento constantemente. Não conseguimos ainda prever quando tudo isso terminará, infelizmente.


Apesar de todos os transtornos, situações ameaçadoras e impactos econômicos que está pandemia está causando, enxergo no horizonte uma transformação muito positiva.

Muitos gestores se tornarão grandes líderes daqui pra frente!!!


Players que antes eram concorrentes fervorosos, agora estão se unindo e cooperando entre si nas soluções dos problemas.


Os profissionais mais técnicos e conservadores estão sendo instigados a se reinventarem, desenvolvendo habilidades de gestão e aprendendo a utilizar a tecnologia.


A tecnologia daqui em diante será uma grande aliada na construção civil e quebraremos o paradigma de um setor ultrapassado e artesanal.

Na china, por exemplo, foram construídos milhares de leitos em poucos dias, e o mundo todo correu atrás para aprender e aplicar a técnica. Aqui no Brasil já existe um hospital pré fabricado sendo construído e que será entregue em poucos dias. Estamos sendo forçados a emergir na era da industrialização da construção!


Teremos que desenvolver ainda mais a nossa capacidade inovadora e criar Inteligência para gerir nossas obras de forma transparente e eficaz.


Nós da ThreeMob Engenharia já temos estes conceitos inovadores no nosso DNA e não mediremos esforços para acelerar está transformação

Fábio Lopes

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page