top of page

A importância do plano de suprimentos e logístico para o sucesso do seu projeto

Atualizado: 7 de abr. de 2020

Em função da grande falta de infraestrutura para fornecer material e equipamentos no Brasil, o grande desafio para se alcançar o sucesso em um projeto, é principalmente o planejamento das compras. Devido a este fato, presente no nosso cotidiano, vamos enfatizar nesta publicação a importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos na construção civil.


Devido a falta de portos, a concentração de fornecedores no eixo Rio-São Paulo - e distantes de outros grandes centros urbanos - e a grande quantidade de estradas não pavimentadas ou em péssimo estado de conservação são alguns dos gargalos logísticos que afetam o cronograma das construções Brasil afora. Levar em conta todos esses fatores, o que muitas vezes não acontece, é fundamental para o sucesso da obra, evitando principalmente que frentes de trabalho fiquem paradas por falta de equipamentos e materiais.


Nos dias atuais é imprescindível utilizarmos a tecnologia a nosso favor, tivemos avanços significativos no desenvolvimento de ferramentas para gerenciar as fases de um projeto e contamos com diversas plataformas online para cotações e aquisições.


O uso crescente da tecnologia BIM também vem resultando em economia de tempo e dinheiro nos projetos.


Mas antes de nos beneficiarmos da tecnologia e de processos inovadores na condução de um bom plano de suprimentos, é de grande importância a elaboração do tradicional cronograma de obras, abrangendo todo o escopo do projeto, com as atividades bem amarradas, no nível de detalhamento correto e com o caminho crítico determinado.


Sendo assim, antes de avançarmos, reforço abaixo algumas premissas que indicam que um cronograma de obra foi bem elaborado:


  • A EAP do cronograma abrange totalmente o escopo do projeto, e o nível de detalhamento da mesma está aderente com a realidade? Se sim, fique tranquilo que você não esquecerá de nenhum item no seu plano de suprimentos;

  • O cronograma não possui ausência de predecessoras / sucessoras? Se sim, o seu plano de suprimentos indicará de forma direcionada o momento correto para realizar a compra, trazendo vantagem para o seu fluxo de caixa e evitando falta de materiais;

  • O caminho crítico foi gerado de forma criteriosa e condiz com a realidade? Se sim, o seu plano de suprimentos indicará quais equipamentos, materiais ou necessidade de mão de obra não possuem folga. Desta forma você pode monitorar de perto estes entregáveis, mitigando riscos e aproveitando o benefício de flexibilizar entregas de itens que possuem folga.

Após seguirmos as premissas acima, posteriormente precisamos levar em consideração os processos e políticas da organização onde trabalhamos, pois o prazo para atendimento de requisições de compras varia em cada empresa. Sendo assim elenco alguns pontos a serem inseridos neste plano de suprimentos:


  • Qual o prazo para cotação, negociação e emissão do pedido do seu departamento de compras?


Na sequência, levantamos com fornecedores e parceiros alguns prazos de fabricação e entregas. Lembrando que neste item deve ser levado em consideração a localização da obra e dificuldades logísticas, além de prever se algum item do nosso escopo é importado.


Existindo itens importados no escopo, considere na matriz de riscos as possibilidades de “canal vermelho”. Se possível devemos padronizar um prazo de fabricação e entrega de cada item do escopo do seu projeto, ou separado por grupos, conforme exemplificado abaixo:


  • Prazo médio para fabricação e entrega de equipamentos;

  • Prazo médio para entrega de materiais básicos (bloco, cimento, concreto);

  • Prazo médio para entrega de acabamentos e revestimentos;

  • Prazo médio para itens de instalações.


Em posse de todas estás informações, o próximo passo é abrir o nosso cronograma amarrando a necessidade de insumos, materiais e equipamentos de acordo com as tarefas, segue ilustração abaixo:





Conforme ilustração acima, indicamos numa coluna texto no Ms Project, na tarefa alvenaria estrutural – 1 andar, o item “alvenaria estrutural”, pois na data apontada na imagem é quando devemos ter os blocos de concreto para a realização desta atividade.


Feito isso em todo o cronograma, extraímos apenas a coluna texto, junto com as datas de início das tarefas e aplicamos numa matriz, que pode ser feita em planilha eletrônica. Segue ilustração modelo abaixo:





Neste modelo temos algumas colunas, indicando em qual data deverá ser realizada a especificação do item, cotação, requisição para compra, contratação do fornecedor e início do serviço. Cada item possui um prazo determinado, por exemplo: blocos de alvenaria leva-se em média 7 dias para fazer a conferência de quantitativos e especificações, portanto somente após este prazo inicia-se a etapa de orçamento do material que leva 3 dias e assim por diante até a entrega do item na obra.


E agora vem uma dica super importante: comunicação e ação!!!


Além de um bom planejamento no papel é necessário também um plano de comunicação aliado a ações. Isso significa uma definição de responsáveis para cada etapa, compartilhamento do planejamento com fornecedores e parceiros e monitoramento dos avanços.


Finalmente podemos trazer a tecnologia e processos inovadores para a digitalização deste planejamento e monitoramento dos avanços.


E no que diz respeito a tecnologia e inovação, nós da Threemob Engenharia somos aficionados em criar soluções, para que a gestão seja feita de forma eficaz, ágil, transparente e ao alcance de todas as partes interessadas.

Além de todo este know-how consultivo para implementação do seu planejamento, criamos ferramentas e plataformas customizadas para a gestão do seu projeto.


Nossa plataforma, através de uma inteligência artificial, irá munir as partes interessadas, com um plano de suprimentos para todo o ciclo de vida do seu projeto.


Portanto não deixem seus projetos atrasarem por falta de materiais, insumos ou equipamentos. Nós iremos apoia-lo e mitigaremos todos os riscos ameaçadores do seu projeto e abraçaremos todas as oportunidades.


Um grande abraço.


Fábio Lopes – Sócio fundador da ThreeMob Engenharia

67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page